Já estudei ao lado de uma favela, depois perto do centro da cidade e agora numa área dita "nobre". Em todos esses lugares, a brancura reinou e meu medo também.
Quando eu estudava à tarde e fazia o 7°ano (8ª série), fiz uma prova de geografia em que nenhum aluno acertou a última questão. A questão dizia "Por que, mesmo depois do fim do Apartheid, os negros continuaram sendo vítimas de racismo?" e a resposta da professora foi: Simples! Porque os negros continuaram pobres!
E a população branca da favela? E todas as crianças que passam pela minha rua usando fardas de colégios públicos que são de maioria branca? Os brancos também são pobres e não são poucos. Os brancos também sofrem racismo porque também "fazem" a violência. Eu tenho medo de pessoas brancas quando estou no ônibus, dentro do carro parada em um sinal, andando na rua, na parada de ônibus, dentro das áreas de convivência do meu próprio condomínio e em qualquer lugar em que eu não me sinta segura.
Eu corro com medo do branco, sim. Se for amarelo, pior. E se isso for preconceito, significa que tenho racismo por brancos e negros? Ok.